Escrevendo sua História

"Escrever nossa própria história pode ser difícil, mas não é tão duro quanto passar fugindo dela."

Brené Brown

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Você sabe o que é estereótipo?

Pode-se definir estereótipo como sendo generalizações, ou pressupostos, que as pessoas fazem sobre as características ou comportamentos de grupos sociais específicos ou tipos de indivíduos. O estereótipo está, geralmente, relacionado a características externas como a aparência (cabelos, olhos, pele), condição financeira, sexualidade, comportamentos, nem sempre sendo positivas e podem, muitas vezes, causar certo constrangimento às pessoas.
Para entender melhor o que é estereótipo, assista ao vídeo:



sexta-feira, 9 de maio de 2014

A Descrição no texto

 O Realismo tem como uma de suas características a descrição em detalhes seja do espaço e/ou das personagens a fim de mostrar a realidade vivida.
E o que é a descrição? Que tal assistir aos vídeos abaixo para reforçar sua aprendizagem antes de fazer seu trabalho?

Este também pode te ajudar: O texto descritivo

Vamos lá. Bons estudos!

Histórias em quadrinhos

Para as turmas 601 e 602:

Você gosta de histórias em quadrinhos? Que tal aprender um pouquinhos sobre elas. Assista o vídeo abaixo e conheça como são feitas as historinhas da Turma da Monica, de Mauricio de Souza:

Assista também esta historinha:

Que tal conhecer uma bela história de Maurício de Souza? Assim você pode se inspirar e fazer a sua... Olhe lá!


Para você se divertir você pode assistir ainda estes vídeos. Siga os links:



domingo, 4 de maio de 2014

O Julgamento de Capitu

 A obra D. Casmurro, de Machado de Assis é um dos grandes "mistérios" da literatura brasileira. A genialidade criativa deste autor criou uma história de amor e ciúme, narrada pelo próprio protagonista, que tem deixado gerações curiosas e gerado bastante discussão em torno da culpa ou não de Capitu na infidelidade conjugal.
Muitas obras, baseadas na história de Machado, já tentaram discutir a questão. Até mesmo, O Jornal Folha de S. Paulo promoveu, em 1999, por ocasião das comemorações do centenário de publicação do romance, um julgamento da personagem. Deste julgamento participaram pessoas de renome em nossa sociedade, entre advogados, escritores, historiadores e ministros.
Caberá a nós, das turmas 2001 e 2002, tentar reproduzir este feito. Para isso, você deverá procurar um contato mais estreito com a obra de Machado de Assis (você a encontrará na biblioteca da escola).
Para ajudá-lo seguem alguns links e vídeos. Aproveite!

Julgamento de Capitu (CM Farias Brito)



Minissérie Capitu - Rede Globo 


Não se esqueça de consultar seu livro, nas páginas 352 a 355, onde encontrará mais informações sobre o Julgamento de Capitu, feito pela Jornal Folha de S. Paulo. Consulte também outras postagens nesta página sobre a obra de Machado de Assis. Bom trabalho.