Escrevendo sua História

"Escrever nossa própria história pode ser difícil, mas não é tão duro quanto passar fugindo dela."

Brené Brown

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Turma 1002 - Vamos revisar literatura?

Texto literário e não literário


O que é literatura?


Gèneros literários


Quinhentismo no Brasil https://www.youtube.com/watch?v=aHh_4CMFhPQ

Produção Literária - Manifesto

O manifesto é um gênero argumentativo cuja característica principal é expor ideias referentes a um assunto, compartilhadas por um grupo de pessoas que buscam manisfestar-se em pleno exercício de cidadania, revelando seus pontos de vista sobre um determinado assunto de interesse coletivo. Pode fazer uma denúncia a cerca de um fato ainda não conhecido pela população em geral ou funcionar como alerta sobre a possibilidade de um problema que pode vir a ocorrer.
Veja este exemplo de manifesto:

Assista também: Manisfesto Antropofágico

https://www.youtube.com/watch?v=M9ETt1JIbm4

Modernismo - 1ª Geração

A escola literária conhecida como Modernismo iniciou com a Semana de Arte Moderna, realizada no Teatro Municipal de São Paulo, em comemoração ao Centenário da Independência do Brasil, em 1922.
Muitos artistas apresentaram-se neste evento, trazendo obras influenciadas pelas correntes europeias como Cubismo, Surrealismo, Expressionismo, Futurismo...A proposta era romper com o tradicionalismo e valorizar os elementos do Brasil.
A primeira fase, conhecida como Fase Heroica, demonstra um rompimento com as estéticas anteriores e traz características como: linguagem coloquial, ausência de pontuação, expressão de atitude combativa diante de valores considerados falsos, valorização de fatos e coisas do cotidiano, aproximação entre prosa e poesia. Seus principais representantes são Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Manuel Bandeira, entre outros.
Para conhecer um pouco mais sobre as estéticas de vanguarda e a primeira fase modernista assista os vídeos a seguir:
1- Viajando pelo Modernismo - Aspectos da cultura brasileira

2- A Semana de Arte Moderna, visto pela minissérie da Globo "Um só coração"


3- Modernismo no Brasil - 1ª fase (Aula Livre.net)

4- Vanguardas em ação

Bons estudos!

Como fazer seu currículo

Turma 902

O mercado de trabalho é competitivo, cada vez mais exigente e está sempre à procura dos melhores profissionais. Apresentar-se adequadamente para uma vaga de emprego ou estágio já é um bom começo. Então, que tal aprender a preparar o seu currículo?
Assista os vídeos a seguir e depois prepare seu próprio currículo:
Dicas para um currículo campeão - Max Geringher